Na abertura do ano legislativo, 16 legendas têm representantes no Senado

Rodrigo Baptista | 01/02/2021, 09h43 - ATUALIZADO EM 01/02/2021, 13h13

A composição das bancadas partidárias no Senado em 2021 é diferente daquela do início da legislatura em 2019, quando foi eleito presidente o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), mas a multiplicidade de siglas persiste no dia da escolha do comando da Casa para o próximo biênio: ao todo, 16 legendas contam com representação no Senado nesta segunda-feira (1º), abertura do ano legislativo.

Dos 81 senadores, 15 são filiados ao MDB, que segue com a maior bancada. Na eleição da Mesa em 2019, o partido contava com 13 parlamentares. Quem também registrou crescimento em sua composição foi o PSD, que é agora o segundo maior partido no Senado, com 11 parlamentares. A legenda tinha 10 senadores no início da 56ª Legislatura.

O partido que teve o maior crescimento na comparação com dois anos atrás foi o Podemos, que quase dobrou de tamanho. A sigla somava cinco senadores e agora tem nove, superando o PSDB, que perdeu um senador e é atualmente a quarta maior bancada, ao lado do PP, com sete parlamentares cada.

Assim como há dois anos, o Senado segue em uma tendência de uma aglutinação nas bancadas intermediárias. Todos os demais partidos contam com seis senadores ou menos. Rede (dois senadores), PSL (dois), Pros (três), PDT (três) e PSB (um) estão entre as bancadas que perderam senadores, enquanto Republicanos (dois senadores) e PL (três) registraram ligeiro crescimento.

Já PT (seis senadores), Cidadania (três), e PSC (um) mantiveram estabilidade e seguem com o mesmo número de parlamentares da eleição da Mesa anterior.

A configuração inicial de bancadas ainda pode sofrer alterações ao longo da legislatura, mas o retrato atual da composição e o tamanho das bancadas no momento da eleição do presidente é um dos elementos que impacta na distribuição de cargos da Mesa do Senado e dos comandos das comissões. O Senado tradicionalmente considera o critério de proporcionalidade na divisão de secretarias e colegiados.  

Cargo vago

Um caso particular é o do DEM, partido que está com cinco senadores desde que o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) se afastou do Senado. O parlamentar foi flagrado com grande volume de dinheiro em espécie durante operação da Polícia Federal. O primeiro suplente de Chico Rodrigues é seu filho, Pedro Arthur Ferreira Rodrigues, também do DEM, mas que não tomou posse.

O PT e o MDB também terão um voto a menos cada na eleição desta segunda-feira. Pelo Twitter, o senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou que não participará da escolha do presidente da Casa por estar se recuperando de uma cirurgia. E o senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) avisou que não poderá embarcar para Brasília, seguindo recomendação médica, por apresentar sintomas gripais.

Com as três ausências já confirmadas, 7o senadores deverão participar do retorno dos trabalhos legislativos. 

BANCADAS
DO SENADO

2019 2021
MDB 13 15 2
PSD 10 11 1
Podemos 5 9 4
PP 6 7 1
PSDB 8 7 1
PT 6 6
DEM 6 5 1
PDT 4 3 1
Cidadania 3 3
Pros 4 3 1
PR/PL 2 3 1
Rede 4 2 2
Republicanos 1 2 1
PSL 4 2 2
PSB 3 1 2
PSC 1 1
vaga 0 1 1
s/ part 1 0 1

Made with Flourish

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)