Pandemia evidenciou problemas sociais que país tem que enfrentar, diz Paim

Da Rádio Senado | 17/12/2020, 15h03

Em pronunciamento nesta quarta-feira (16), o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que o Brasil tem grandes desafios econômicos, sociais e ambientais a enfrentar. Segundo ele, a pandemia evidenciou ainda mais esses problemas.

Por isso, continuou o senador, é preciso pensar no que fazer para mudar o cenário atual de descaso com o Pantanal e a Amazônia e reverter problemas econômicos e sociais que, por exemplo, levaram à extrema pobreza 12,5 milhões de brasileiros, provocaram o fechamento de empresas e criaram um ambiente de ódio e violência contra mulheres, negros, indígenas, jovens, idosos e LGBTI.

Nesse sentido, Paim sugeriu a adoção de políticas que levem o país ao crescimento e desenvolvimento sustentáveis, por meio da geração de emprego e renda, do fortalecimento da saúde pública e da seguridade social, da garantia de oferta de uma educação de qualidade, da valorização do salário mínimo, do apoio à indústria nacional, às micros e pequenas empresas e à agricultura familiar, sem deixar de lado a preservação do meio ambiente, a adoção da energia renovável e o respeito aos direitos de trabalhadores e empreendedores.

— Enfim, temos de pensar o Brasil pós-pandemia, buscando, inclusive, harmonia nacional, combater a pobreza e a miséria, o desenvolvimento sustentável e equilibrado, voltado com olhar para as pessoas. Olhar a nossa gente com respeito, com solidariedade. Assim, combatermos todo tipo de discriminação. E vamos aí caminhando para construirmos um país para todos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)