Muda Senado discutirá candidatura à Presidência da Casa, afirma Girão

Da Rádio Senado | 08/12/2020, 15h55

Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) anunciou que o grupo Muda Senado, do qual faz parte, se reunirá na próxima semana para tentar escolher um candidato de consenso à presidência da Casa.

Segundo ele, o objetivo dos 18 senadores que integram o grupo é que o presidente do Senado que assuma no ano que vem esteja alinhado com uma série de demandas apoiadas por esses parlamentares.

— O povo é muito claro: quer prisão em segunda instância imediatamente, quer o fim do foro privilegiado, que é esse guarda-chuva da corrupção do Brasil, porque fica um Poder protegendo o outro, essa relação que chega a ser promíscua aqui do Senado com o Supremo Tribunal Federal. Um deveria investigar o outro e fica esse jogo por causa do foro privilegiado — afirmou.            

Para Girão, a sociedade também deseja a CPI da Lava Toga e o impeachment de alguns dos ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, por existirem, na sua opinião, fortíssimos indícios de desvio de conduta contra esses magistrados.

O senador ainda felicitou os seis ministros do STF que votaram contra a possibilidade de reeleição dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados em uma mesma legislatura. E disse que, embora tenha sido apenas confirmado o que já está na Constituição, a decisão foi um alívio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)