Projeção de imagens no Congresso pedirá fim de garimpos ilegais em área yanomami

Da Redação | 03/12/2020, 18h19

O Congresso Nacional desligará os holofotes, das 19h às 20h desta quinta-feira (3), para receber a projeção de imagens e frases que pedem a retirada de garimpeiros da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A iniciativa faz parte da campanha #ForaGarimpoForaCovid, organizada pela Hutukara Associação Yanomami, e foi sugerida pela deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR), com aprovação da Primeira-Secretaria do Senado.

Serão projetadas as frases "A floresta é nossa casa”, “Amar a Terra – floresta”, “Lutar para ter a floresta protegida” , “Juntos: povo da floresta e povo da cidade”, “#Fora COVID”, “#vidasindígenasimportam” e “Yanomami, o povo que segura o céu”. Os desenhos, de Joseca Yanomami, são representações estilizadas de árvores, plantas e animais da floresta, além de figuras de indígenas.

A campanha #ForaGarimpoForaCovid, destacou a deputada, foi lançada em junho deste ano para exigir a retirada imediata dos garimpeiros invasores da área indígena em meio à pandemia de covid-19. Hoje, diz Joenia, sem a devida resposta das autoridades, os garimpeiros se consolidaram como um dos principais vetores de transmissão do novo coronavírus nas comunidades.

— A Hutukara vem fazer um apelo, um alerta, a toda a sociedade brasileira para o risco de genocídio do povo indígena yanomami. O nosso objetivo é dar visibilidade nacional a esse pedido que o povo indígena faz ao Congresso, ao Judiciário e ao Executivo, para que sejam adotadas providências visando à retirada dos garimpeiros ilegais que estão na Terra Indígena Yanomami — declarou Joenia.

Para a deputada, é preciso mobilizar a sociedade para mostrar o risco que esse tipo de atividade ilegal traz para a vida dos povos indígenas de Roraima.

— Garimpo hoje em terra indígena é inconstitucional. É ilegal. Deve ser feita a retirada dessas invasões, que levam não só a pandemia de covid-19, como também geram impactos sérios no meio ambiente, com a poluição de mercúrio dos rios e lagos na região, e na saúde dos povos que habitam as terras yanomami — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)