Carlos Portinho toma posse no Senado

Da Redação | 03/11/2020, 18h47

O advogado Carlos Francisco Portinho (PSD-RJ) foi empossado como senador nesta terça-feira. Ele assume a vaga deixada por Arolde de Oliveira (PSD-RJ), que faleceu em 21 de outubro após complicações causadas pela covid-19.

No pronunciamento de posse, Carlos Portinho ressaltou a importância política do senador Arolde de Oliveira.

— O senador Arolde se insere para sempre no rol dos grandes homens públicos deste país. Esteve na vanguarda das comunicações, contribuindo decisivamente para o avanço tecnológico do Brasil. Tornou-se grande referência no setor. Se hoje estamos vivendo o novo mundo virtual, o celular na mão de cada brasileiro, devemos muito a ele, uma pessoa doce, mas convicta das suas posições. Defensor dos valores da família e da pátria. Homem de Deus, está hoje ao seu lado, junto com Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, expoentes da política brasileira, que, como ele, contribuíram para a construção do nosso país — declarou Carlos Portinho.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre cumprimentou o novo senador e reforçou a relevância de Arolde de Oliveira na política.

— Quero cumprimentar os familiares do senador Arolde e cumprimentar Vossa Excelência. Sei que será uma grande missão honrar o mandato que o povo do estado do Rio de Janeiro deu a Vossa Excelência. Tenho certeza de que Vossa Excelência assume o mandato com esse espírito de resgatar a memória e as lutas do senador Arolde no exercício do mandato de senador da República — afirmou Davi.

Aos 47 anos, Carlos Portinho é filiado ao PSD. Ele foi secretário de Meio Ambiente do estado do Rio de Janeiro e secretário municipal de Habitação da cidade do Rio de Janeiro. Especializado em direito desportivo, ele foi vice-presidente jurídico do Flamengo e também advogou para clubes como Fluminense, Cruzeiro, Atlético Mineiro, São Paulo, Santos e Palmeiras. Trabalhou também como professor universitário e assessor parlamentar. Atualmente, é sócio da Stockler Macintyre e Portinho Advogados.​

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)