Fávaro pede nota de pesar por morte de piloto que combatia incêndios no Pantanal

Da Redação | 27/10/2020, 18h29

O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) pediu nesta terça-feira (27) inserção na ata do Senado de voto de pesar pelo falecimento do policial civil do Distrito Federal Renato de Oliveira Souza, 55 anos, piloto do helicóptero da Força Nacional, nesta madrugada. A aeronave caiu durante missão de controle de incêndios no Pantanal no dia 8 de outubro, em Poconé, a 104 quilômetros de Cuiabá.

— Hoje o Brasil está de luto. Fica a certeza de que tínhamos um herói, que trabalhou muito e honrou a todos nós. Minha solidariedade à família neste momento de dor — disse o senador.

Renato havia recebido alta médica na semana passada para o tratamento em casa. Mas teve um quadro de falta de ar súbito, com suspeita de tromboembolismo pulmonar, e não resistiu. Carioca, o policial havia entrado na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) em 1992 e se mudou para Brasília, onde chegou a assumir a chefia da Divisão de Operações Aéreas (DOA) da PCDF.

Na Força Nacional, atuou em inúmeras operações como as Olimpíadas Rio 2016 e o resgate de vítimas em Brumadinho (MG) em 2019.

“Por meio desta homenagem, reconhecemos e agradecemos ao policial Renato de Oliveira Souza por seu profissionalismo e dedicação pelo país, manifestando nossas condolências aos familiares e amigos”, justifica Fávaro no voto de pesar.

O voto foi assinado também pelos senadores Simone Tebet (MDB-MS), Soraya Thronicke (PSL-MS), Diego Tavares (PP-PB), Fabiano Contarato (Rede-ES), Wellington Fagundes (PL-MT), Weverton (PDT-MA), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Izalci Lucas (PSDB-DF), Leila Barros (PSB-DF), Reguffe (Podemos-DF), Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Dário Berger (MDB-SC) e Kajuru (Cidadania-GO).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)