Conselho de Ética envia representação contra Chico Rodrigues para Advocacia do Senado

Da Redação | 19/10/2020, 19h41

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, Jayme Campos (DEM-MT), informou que pediu à Advocacia do Senado que analise a representação dos partidos Cidadania e Rede Sustentabilidade contra o senador Chico Rodrigues (DEM-RR). 

Segundo Jayme Campos, não há prazo regimental estabelecendo prazo para que os advogados se manifestem.

— Contudo, é bom que se esclareça que a Resolução nº 7 da Mesa Diretora impede as reuniões presenciais das comissões. Portanto, para que seja dado prosseguimento ao parecer da Advocacia do Senado é preciso revogar tal resolução. Caso contrário, estaremos impossibilitados de nos reunirmos. Não só o Conselho de Ética, mas as demais comissões do Senado. Esse é o rito processual que temos de observar — explicou. 

Jayme Campos confirmou que sugeriu a Chico Rodrigues que solicite uma licença regimental, inclusive para acabar com um possível entendimento de que Chico Rodrigues poderia atrapalhar as apurações e o andamento dos trabalhos se continuar no exercício do mandato. 

— Foi apenas uma sugestão. Cabe a ele tomar a decisão. Como presidente do Conselho de Ética, cabe a mim cumprir o rito processual, o que é minha obrigação — afirmou. 

Desvid-19

Chico Rodrigues foi alvo da Operação Desvid-19, realizada pela Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) para investigar desvios de recursos públicos, provenientes de emendas parlamentares, que deveriam ser destinados ao combate da pandemia de covid-19. Durante uma operação de busca e apreensão em Boa Vista, os agentes encontraram grande volume de dinheiro em espécie em posse do senador.

Logo após a operação, Chico Rodrigues pediu dispensa da função de vice-líder do governo Jair Bolsonaro no Senado. E, nesta segunda-feira, pediu dispensa do Conselho de Ética do Senado e também da comissão mista que acompanha as ações do governo contra a covid-19, da qual era suplente. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)