Posse de Fux para presidir o STF cria novas expectativas, diz Lasier Martins

Da Redação | 17/09/2020, 19h39

Em pronunciamento nesta quinta-feira (17), o senador Lasier Martins (Podemos-RS) disse que a posse do ministro Luiz Fux para presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (10), é "um tema que não se esgotou, nem se esgotará tão cedo”. Segundo o senador, no discurso de posse Fux fez algumas promessas que para ele criam novas expectativas para a sociedade, e desejou que ele consiga realizar o que disse.

— O ministro Luiz Fux, num discurso emocionado, prometeu, em sua posse: combate à corrupção de maneira intransigente; luta pela dignidade da Suprema Corte, o que é louvável, porque essa dignidade do STF foi muito abalada nos últimos tempos por alguns comportamentos isolados de um e outro ministro, por algumas decisões muito polêmicas, além da libertação de presos importantes na história da Operação Lava Jato. É por isso, então, que devemos voltar as nossas expectativas e nossos desejos para que o ministro Luiz Fux concretize essas suas promessas — declarou.

Lasier Martins disse também que espera do presidente da Corte Suprema atitudes enérgicas e que ele consiga resguardar “os conceitos e os comportamentos” da instituição por ele presidida. O senador declarou, ainda, que, de agora em diante, surge a expectativa de um “reerguimento da respeitabilidade e do prestígio que precisa ter o STF”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)