Congresso precisa de mais negros, jovens e mulheres, diz Paulo Paim

Da Rádio Senado | 01/09/2020, 19h17

O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou em pronunciamento nesta terça-feira (1º) que o Congresso Nacional precisa ter equilíbrio no nível de representatividade.

— O nosso sistema de representação política é completamente desigual. O movimento negro precisa ser intensificado no Parlamento. Onde estão os negros no Congresso? As mulheres? Os jovens? O Congresso precisa interagir muito mais com o cidadão, proporcionando segurança, permitindo o acompanhamento e avaliação dos trabalhos na Câmara e no Senado e também o controle do Executivo – afirmou Paim.

Pandemia

O senador também enfatizou a importância do trabalho do Parlamento no combate à pandemia de coronavírus. Paim sublinhou que o Congresso é o verdadeiro autor de nove em cada dez medidas para mitigar os efeitos da pandemia sobre a população.

— Com essa pandemia, vemos o quão necessária é a força do Estado. O Sistema Único de Saúde tem sido fundamental, temos que dar um salto de qualidade nessa área, principalmente na saúde e educação. A população tem que se aproximar mais das decisões do país. O voto não pode ser mais um fim em si mesmo, precisa ir além. Temos que aprimorar a democracia e as instituições públicas — disse Paim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)