Girão defende reinício de atividades escolares no Ceará

Da Rádio Senado | 12/08/2020, 16h38

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) pediu, em pronunciamento nesta quarta-feira (12), o imediato retorno das aulas nas escolas públicas e privadas no estado do Ceará. O parlamentar ressaltou a importância econômica do setor de educação e lamentou a “ausência de posição e firmeza das autoridades”, que ainda mantêm o fechamento das escolas por conta da pandemia da covid-19.

— É uma questão importante que precisa ser encarada. Uma atividade, inclusive, que é fundamental para nossa economia. Só no estado do Ceará, 170 escolas já fecharam por conta dessa pandemia do coronavírus; outras estão aí desesperadas. Há que se considerar que se trata de uma atividade que gera empregos, não apenas de professores, mas também de outros servidores, como técnicos, pessoas que fazem manutenção e a segurança. Portanto, precisamos de uma solução de continuidade — declarou.

Para ele, é preciso "bom senso" das autoridades do estado, para que liberem as atividades educacionais,. Girão argumentou que a retomada econômica já começou e que muitos setores produtivos já reiniciaram suas atividades, como shoppings, feiras-livres, indústrias e atividades de lazer. De acordo com o senador, todos esses segmentos estão seguindo à risca os protocolos e orientações de segurança exigidos pelas autoridades da Saúde, para se evitar a contaminação da doença. Acrescentou que com as escolas não será diferente e que todas estão prontas para retomar suas atividades com prudência.

— Eu recebi fotos de algumas escolas de bairros de Fortaleza, todas já preparadas para a retomada das aulas, com providências como o distanciamento das mesas dos alunos, assim como com todos os procedimentos de uso de máscara e álcool em gel, além dos desenhos feitos nas quadras para evitar aglomeração de alunos — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)