Presidente da CRE fará parte da missão humanitária brasileira que vai ao Líbano

carlos-penna-brescianini | 11/08/2020, 18h32

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE), Nelsinho Trad (PSD-MS), informou que fará parte da delegação brasileira que levará insumos médicos e alimentos ao Líbano, destinados às vítimas da explosão ocorrida no porto de Beirute no dia 4 de agosto. A delegação será chefiada pelo ex-presidente Michel Temer.

A comunidade libanesa no Brasil conseguiu reunir cerca de 4 mil toneladas de arroz, que seguirão por via marítima, além de vários insumos da área de saúde, como respiradores e máscaras, que seguirão no mesmo avião da comitiva brasileira.

Nelsinho Trad e Michel Temer são ambos descendentes de libaneses e farão a viagem em nome do governo brasileiro.

A missão brasileira deve sair de Brasília nesta quarta-feira (12), às 7h30, seguindo para a base aérea de Guarulhos e, de lá, para Beirute — fazendo escalas na Ilha do Sal (Cabo Verde) e Valência (Espanha). Sua chegada em Beirute é estimada para as 13h30 (horário de Brasília) de quinta-feira (13).

Estão previstos, entre quinta-feira (13) e sexta-feira (14), encontros com líderes religiosos, com o presidente do país, Michel Aoun, e com o presidente do parlamento libanês, Nabih Berri. A comitiva deve retornar ao Brasil no final da tarde da sexta-feira, após a cerimônia de entrega oficial das doações brasileiras.

— Vou [ao Líbano] muito honrado por representar o Congresso Nacional. E levo em meu coração quase 10 milhões de descendentes de libaneses no Brasil — disse Nelsinho Trad.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)