Elmano Férrer destaca importância da agricultura para a economia brasileira

Da Redação | 22/07/2020, 17h15

Em pronunciamento virtual nesta quarta-feira (22), o senador Elmano Férrer (Podemos-PI) destacou a relevância do setor agrícola para a economia nacional, ressaltando sua importância para a balança comercial. Também lembrou que no início deste mês entrou em vigor o novo Plano Safra, que prevê a liberação de R$ 236 bilhões para financiamentos ao setor. Ele elogiou a atuação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do governo federal.

— De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento [Conab], o Brasil irá colher 251,4 milhões de toneladas de grãos na safra 2019/2020. E a cada ano há um novo recorde de produção. Atualmente, estamos colhendo o dobro do que colhíamos há 14 anos. O Brasil, portanto, é hoje um dos grandes celeiros de produção de grãos do mundo — disse o senador, acrescentando que "neste primeiro semestre, a produção do setor contribuiu com R$ 190 bilhões de saldo positivo na balança comercial brasileira".

Elmano Férrer ressaltou, ainda, que a agricultura brasileira é tecnologicamente uma das mais “avançadas do mundo”. Ao elogiar a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que ela se tornou “unanimidade nacional em razão de sua competência e capacidade de trabalho”.  

— A ministra é uma das estrelas de um ministério altamente capacitado do ponto de vista técnico, montado com muito critério pelo presidente Jair Bolsonaro. Assim, não há a menor possibilidade de que o avanço da agricultura brasileira sofra qualquer problema de continuidade, nem mesmo em tempos de crise e retração econômica mundial, como a que o Brasil e o mundo estão passando. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)