Eduardo Girão defende volta de atividades de bares e restaurantes no Ceará

Da Rádio Senado | 09/07/2020, 17h57

Em pronunciamento nesta quinta-feira (9), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) criticou o governo do Ceará por ainda restringir as atividades de bares e restaurantes. Ele também defendeu a volta dos jogos de futebol no estado. O senador afirmou que o pico da pandemia de coronavírus já aconteceu no Ceará e que "falta solidariedade" por parte do governo local.

— A polarização pode estar cegando as autoridades — declarou.

Segundo Girão, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do Ceará "vive um grande conflito", pois teria seguido todos os protocolos exigidos para a retomada de suas atividades, mas isso ainda não foi totalmente permitido pelo governo estadual.

Essa é uma entidade renomada, que no estado do Ceará gera centenas de milhares de empregos de forma direta e indireta. São heróis, porque estão tentando voltar, embora alguns deles não possam porque a pandemia realmente lhes tirou qualquer possibilidade — lamentou.

Futebol

Eduardo Girão também defendeu a volta dos jogos de futebol no Ceará, que ainda não têm data definida de retorno. Ao ressaltar que já foi dirigente de um clube de futebol, o senador argumentou que "é muito fácil controlar, por exemplo, 200 pessoas, mas, claro, num estádio sem a presença de torcida, para que se evite a propagação do vírus".

— É muito fácil testar jogadores e gandulas, por exemplo — declarou.

Girão destacou que esse é um setor que gera emprego e renda. E que, além disso, é fator de "autoestima" e contribuiria para o isolamento social, já que, segundo ele, estimularia as pessoas a ficar em casa assistindo aos jogos.

— Estamos perdendo a Copa do Nordeste por falta de definição por parte das autoridades — protestou, acrescentando que os clubes de futebol "estão acumulando prejuízos milionários".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)