No Dia da Ciência e do Pesquisador, senadores defendem investimentos no setor

Da Redação | 08/07/2020, 18h24

Nesta quarta-feira (8) os senadores se manifestaram nas redes sociais para destacar o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador, comemorados em 8 de julho. Essa data foi escolhida porque foi o dia da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), organização sem fins lucrativos fundada em 1948.

Ao fazer sua homenagem, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) declarou que nesta data cabe a reflexão sobre a necessidade de mais investimentos em ciência no país e de maior valorização dos pesquisadores científicos. Para ele, a solução para vencer a pandemia de coronavírus está nas mãos desses profissionais.

“Meus sentimentos às famílias de mais de 66 mil brasileiros que partiram vitimados pela covid-19. E meu agradecimento aos profissionais de saúde e aos pesquisadores que, incansavelmente, estão salvando milhares de vidas”, publicou Jader.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) afirmou que a ciência está em toda parte: nos foguetes aeroespaciais, nas vacinas e inclusive nos texto da internet.

“Para pensarmos num futuro de desenvolvimento, temos que apostar na ciência e nos nossos pesquisadores. E podem contar comigo”, declarou Izalci.

Ao ressaltar que a data deve servir para incentivar a ciência e a pesquisa, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) disse que elas deveriam ser prioridade, em vez de serem tratadas com descaso pelo governo.

“Hoje se comemoram o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador, mas o que o Brasil pode celebrar sobre esse assunto? Infelizmente, nada. Estamos sem ministro da educação há quase três semanas. Como professor, sonho com o dia em que alunos, pesquisadores, cientistas e meus colegas professores serão reconhecidos como merecem. Valorizar a pesquisa e a ciência é defender a educação como um todo”, enfatizou Contarato.

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) aproveitou a data para protocolar uma indicação que sugere ao presidente da República a apresentação de um projeto de lei ordinária para vedar cortes nos recursos destinados a órgãos e agências voltados às pesquisas científicas. Segundo Mara, constitucionalmente, essa é uma matéria cuja iniciativa é de competência privativa do chefe do Poder Executivo. Por isso, um parlamentar estaria impedido de iniciar um projeto de lei sobre o tema.

Ao homenagear a SBPC, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) lembrou que o Centro de Medicina Tropical de Rondônia foi criado durante sua gestão como governador desse estado.

“Vocês, cientistas brasileiros, não estão sozinhos. Há muitos parlamentares aqui no Congresso que defendem a ciência com unhas e dentes. Podem contar conosco”, garantiu Confúcio Moura.

O Dia Nacional da Ciência foi criado em 2001, pela Lei 10.221. Em 2008 foi criado o Dia Nacional do Pesquisador, pela Lei 11.807.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)