Confúcio pede inovação e criatividade na educação para superar crise

Da Rádio Senado | 25/06/2020, 16h10

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) defendeu, em pronunciamento nesta quinta-feira (25), que é preciso inovar a educação brasileira durante e após a pandemia do novo coronavírus. O senador disse que a falta de aulas deixa a educação do Brasil ainda mais fraca. Para ele, é preciso "enxugar" as disciplinas, mantendo apenas o essencial.

— O que é que o aluno obrigatoriamente deve aprender? O que é essencial? O que é prioritário para ensinar? Não vai dar tempo ensinar tudo. Colocar a cabeça para funcionar: os diretores, professores, os prefeitos os secretários... A criatividade, a inventividade que nunca faltou ao brasileiro. Para nós encontramos soluções e um passar para o outro — disse.

Confúcio também sugeriu que ano de 2020 seja fundido a 2021 e as aulas sejam intensivas após a pandemia do coronavírus, para que os alunos não sejam prejudicados. De acordo com ele, a pandeia ainda vai demorar a acabar.  

— A escola deve ser redescoberta. É agora ou nunca. Ou o Brasil tira o pé do atoleiro na educação, ou afunda de vez — Afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)