Reguffe pede que Câmara vote cobertura de quimioterapia oral por plano de saúde

Da Redação | 18/06/2020, 16h05

Em pronunciamento nesta quinta-feira (18), o senador Reguffe (Podemos-DF) classificou como “importante vitória” a aprovação do projeto de sua autoria que obriga os planos de saúde a cobrir quimioterapia de uso oral registrado na Anvisa por portadores de câncer. O PLS 6.330/2019 foi aprovado pelo Senado no dia 3 e agora será analisado na Câmara.

Preocupado com a possibilidade de “engavetamento” da proposta pelos deputados, Reguffe pediu o apoio da população para pressionar, a partir de seus estados, todos os deputados federais para que aprovem o texto. Segundo o senador, é um projeto importante, que vai desburocratizar e facilitar a vida de milhares de pacientes que precisam de tratamento do câncer em todo o Brasil.

— Eu quero pedir o apoio de vocês. E pedir que vocês mandem mensagens para os deputados federais, pressionando-os a respeito desse projeto. Uma matéria que foi aprovada por unanimidade pelos senadores, mas que agora, na Câmara dos Deputados, o lobby de alguns interesses econômicos poderá levar ao engavetamento do projeto. Se ele for colocado em votação, dificilmente algum deputado votará contra, porque é um projeto que vai beneficiar milhares de pacientes. Então, como eles não podem colocar em votação, porque o projeto seria aprovado, eles simplesmente querem engavetar, não deixam votar. Isso, inclusive, é antidemocrático. Se alguém quiser votar contra, é democrático, vote contra; mas não votar é que eu não tenho como aceitar — argumentou. 

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: