Senado será iluminado com as cores verde e vermelho em referência à amiloidose

Da Comunicação Interna | 16/06/2020, 12h40

A cúpula do Senado será iluminada com a cor verde e o Anexo 1, com a cor vermelha nesta terça-feira (16), para lembrar o Dia da Conscientização da Amiloidose, grupo de doenças raras relacionadas ao acúmulo de proteínas não funcionais em órgãos e tecidos do corpo. A iniciativa é do senador Romário (Podemos-RJ).

"A iluminação especial do Senado de verde e vermelho, em alusão às cores das bandeiras do Brasil e de Portugal — os dois países com maior incidência da doença —, certamente contribuirá para promover o conhecimento sobre a situação das amiloidoses e os desafios para o diagnóstico e o tratamento no país", afirma Romário.

De acordo com o senador, a Associação Brasileira de Paramiloidose (Abpar) tem promovido a conscientização sobre as amiloidoses no mês de junho, especialmente no dia 16. A estimativa é que somente a polineuropatia amiloidótica familiar (PAF), uma das manifestações das amiloidoses hereditárias comuns no Brasil, atinja um em cada 100 mil habitantes.

O início dos sintomas da PAF, segundo a Abpar, é mais frequente em pessoas na faixa dos 25 aos 35 anos, mas pode ocorrer também após os 50 anos. Aparentemente fatores genéticos e ambientais têm influência no desenvolvimento da doença, que pode provocar a incapacidade física e levar à morte se não for tratada. A associação cita, entre os sintomas da doença, comprometimento sensorial e motor dos membros superiores, disfunção do aparelho gastrointestinal e urinário, diminuição da visão e arritmia cardíaca. Por isso, a organização destaca a importância de que pessoas com alguns dos sintomas devem imediatamente procurar um médico.

A partir desta quarta-feira (17), volta a iluminação na cor laranja do Anexo 1 e da cúpula do Senado Federal em alusão ao Dia Nacional de Luta contra Queimaduras.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)