Izalci pede menos burocracia e mais investimento em inovação

Da Rádio Senado | 16/06/2020, 14h29

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) disse, em pronunciamento nesta terça-feira (16), que a crise do coronavírus vai proporcionar aprendizados ao Brasil, incentivando as pessoas a pensar no futuro e a criar soluções. Para Izalci, a tomada de decisão precisa estar conectada ao discurso científico. 

— Defendo que o Brasil invista cada vez mais em inovação a longo prazo. O país precisa cortar a burocracia, investir em institutos de ciência e tecnologia e dar ferramentas seguras para que o setor produtivo também possa ser agente de inovação no Brasil.

Izalci afirmou que alguns setores sociais e econômicos, como a indústria, deram respostas rápidas à pandemia. Como exemplo, ele citou o aumento da capacidade de produção de respiradores em menos de 45 dias. Segundo Izalci, a indústria deve ser um modelo para os outros setores. 

O senador lembrou que para o crescimento acontecer é essencial fazer ajustes na legislação, formar pessoas qualificadas e oferecer mais financiamentos. Para Izalci, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) deve ter um papel mais relevante na ligação entre empresas e inovação.

— Os centros devem ser multiplicados pelo país, assim como seus projetos de inovação. O Brasil pós pandemia tem que ser o país da inovação. Local onde ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento sejam essenciais. Que as empresas tenham segurança para investir e cientistas tenham financiamento para as suas pesquisas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)