Girão defende protocolos de sucesso para uso de cloroquina contra a covid-19

Da Redação | 19/05/2020, 18h17

Em pronunciamento, nesta terça-feira (19), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) pediu que as autoridades brasileiras considerem os protocolos internacionais e nacionais que defendem a administração de fármacos como a hidroxicloroquina, a cloroquina e a azitromicina, relacionadas com corticoides no tratamento de pessoas com o coronavírus. Segundo Girão, esses protocolos já foram aplicados com sucesso em alguns países e também no Brasil.

— Por que esses protocolos não são usados nos estados? Os hospitais privados estão aderindo cada vez mais. Na minha terra, no Ceará, o hospital da Unimed já colocou em seu protocolo essas substâncias. Um dos maiores grupos de saúde do país, o Hapvida, já colocou em seus hospitais particulares esses protocolos. A renomada Universidade Federal do Ceará (UFC) reuniu cientistas, médicos e professores. Tanto a universidade quanto os profissionais, juntos, admitiram recentemente tais substâncias e apoiam os referidos protocolos. Eu confio nas instituições e no bom senso, para encontramos rapidamente a solução para esses questionamentos — argumentou. 

Para Girão, não é racional que uma disputa política partidária esteja “cegando” esses grupos antagônicos, o que, na sua opinião, vem dificultando o tratamento dos pacientes que contraíram a covid-19. Advertiu, porém, que esses medicamentos devem ser administrados nos pacientes que contaminaram-se com o vírus durante os primeiros cinco dias do surgimento dos sintomas, e que as pessoas não devem se medicar por conta própria, para evitar os efeitos colaterais, principalmente em pacientes com arritmia cardíaca.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)