Visitas ao portal Senado Notícias crescem 150% com relação a abril de 2019

Da Redação | 04/05/2020, 16h51

O portal Senado Notícias registrou, em abril, um crescimento de 153% no número de visitas com relação ao mesmo período de 2019. Foram 5,57 milhões de visitas ao portal, o que representa crescimento de 44% com relação a março, quando já havia sido registrado aumento no número de acessos. Também houve crescimento no número de usuários e de páginas visualizadas dentro do portal.

Em abril 4,07 milhões de pessoas visitaram o portal. O crescimento é de 42% com relação a março e de 141% com relação a abril de 2019. Já o número de visualizações de páginas ficou em 7,5 milhões, 43% a mais que as visualizações de março e 144% a mais que as de abril do ano passado. O número de visualizações é maior que o de visitas porque em uma visita ao portal o usuário pode acessar mais de uma página.

Três a cada quatro acessos vêm de dispositivos móveis, como telefones celulares e tablets. A maioria dos usuários, 65%, chega ao Senado Notícias a partir de buscas feitas no Google. Outros 19% são referentes aos acessos diretos, que podem incluir compartilhamento de links por aplicativos. Os acessos feitos a partir de redes sociais respondem por 11% do total.

Pandemia

Para a diretora da Secretaria de Comunicação Social, Érica Ceolin, o aumento no número de usuários e de visualizações do Senado Notícias é resultado do empenho da comunicação do Senado para se aproximar do cidadão com agilidade e explicações cada vez mais claras do processo legislativo. Essa necessidade é ainda maior no cenário atual de pandemia.

— Diante das fake news, as pesquisas mostram que os cidadãos procuram fontes confiáveis para checar os fatos, principalmente nos últimos meses com a pandemia da covid-19. Nesse cenário, a Agência Senado se destaca como referência de credibilidade para a população e para outros veículos de imprensa — explicou.

As reportagens com mais acessos corroboram essa informação. Todas as notícias da lista das dez mais acessadas têm relação com medidas de enfrentamento da pandemia. O texto com mais acessos trata da expansão da lista de beneficiados com o auxílio emergencial do governo, com 291 mil visualizações. Em seguida aparecem as notícias sobre a sanção do auxílio emergencial e sobre um projeto que obriga as escolas a reduzir as mensalidades no período de suspensão das aulas, com 288 mil e 208 mil visualizações, respectivamente.

Trabalho remoto

O trabalho da equipe da comunicação teve que ser modificado, já que as votações e o trabalho dos senadores têm sido remotos para evitar o contágio. Apesar disso, o esforço na cobertura garantiu o crescimento nos números.

— É esforço coletivo para oferecer ao cidadão informações precisas e de forma ágil, apesar das dificuldades técnicas impostas pela pandemia. Os números são um atestado de credibilidade, nosso maior patrimônio, especialmente relevante em tempos de fake news. É a nossa contribuição para o fortalecimento da cidadania e da democracia — disse o diretor da Agência Senado, Flávio Faria.

Para parte da equipe, o trabalho não pode ser feito de forma remota. É o caso dos fotógrafos, que ainda cobrem presencialmente as atividades legislativas.

— A diferença está na edição, no tratamento e na legenda das imagens, que acontece de forma remota — explicou Leonardo Sá, chefe do Serviço de Fotografia da Agência Senado.

Além das fotografias visualizadas com as notícias, ele explica que há uma média de 15 mil visualizações diárias das fotos produzidas pelo Portal de Notícias do Senado no site de hospedagem e compartilhamento de imagens Flickr. O pico do mês foi no dia 8 de abril, com mais de 58 mil visualizações.

Imagem portal 6/5/20

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)