Senado apresenta sistema de votação remota a parlamentos das Américas

Da Comunicação Interna | 29/04/2020, 19h02

O Sistema de Deliberação Remota (SDR) utilizado pelo Senado para votações virtuais durante a pandemia será destaque nesta sexta-feira (1º), às 11h30, em videoconferência promovida pelo ParlAmericas, organização com sede em Ottawa, no Canadá, que promove a diplomacia entre os parlamentos do continente americano e do Caribe. O sistema será apresentado pelo secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira, um dos painelistas do encontro.

Bandeira falará sobre o Manual de Transferência de Tecnologia para Sessões Parlamentares Remotas, disponível para outras casas legislativas e que explica o funcionamento do Sistema de Deliberação Remota (SDR) e outros recursos que foram desenvolvidos e adquiridos pela Secretaria-Geral da Mesa (SGM) e pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen) do Senado para garantir a continuidade dos trabalhos legislativos durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Há versões do documento em português, espanhol, inglês e francês.

Também deve ser debatido o desafio de os parlamentos se adaptarem à realidade trazida pela covid-19 e fortalecerem o seu papel diante da pandemia. A Câmara dos Deputados mostrará um vídeo sobre como foram implementadas as sessões virtuais. E no painel da União Interparlamentar (IPU, na sigla em inglês), o tema será o funcionamento dos parlamentos durante a pandemia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
17h19 Educação pública: Foi retirado da pauta desta terça-feira (23), o PL 3.477/2020, que garante acesso à internet para a educação básica pública. Os senadores concordaram em apreciar a proposta no Plenário marcado para esta quarta-feira (24).
17h12 Comissão da covid-19: O Senado aprovou a recriação de comissão temporária para acompanhar as ações de saúde, fiscais e orçamentária e financeira contra a covid-19 (RQS 105/2021). Comissão semelhante funcionou no ano passado.
16h15 Nova Lei de Licitações: Foi retirada de pauta desta terça-feira (23) a deliberação sobre a redação final do Projeto de Lei 4.253/2020, que institui a Nova Lei de Licitações. O pedido foi feito pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).
Ver todas ›