Seis em cada dez pessoas defendem isolamento social, aponta enquete do DataSenado

Da Comunicação Interna | 27/04/2020, 12h11

O DataSenado divulgou, na quinta-feira (23), os resultados de uma enquete com a opinião de 3,8 mil pessoas sobre temas relacionados ao novo coronavírus. Seis em cada dez pessoas entrevistadas apoiam a quarentena e 77% consideram a situação atual muito grave.

Laura Nascimento, coordenadora do DataSenado, explica que os resultados devem ser analisados como fruto de ideias das pessoas entrevistadas e não como uma pesquisa de opinião que registre a realidade. Mesmo assim, ela acredita que os números são relevantes.

Outro resultado da enquete aponta que 61% dos entrevistados não consideram o sistema de saúde brasileiro preparado para lidar com a crise gerada pela covid-19. 90% de quem respondeu às perguntas citam evitar contato social e lavar a mão frequentemente como os métodos mais efetivos de prevenção ao contágio.

Outras sondagens

O DataSenado também divulga boletins mensais com pesquisas de opinião pelo mundo relacionadas a assuntos do momento. No relatório de abril, é possível conhecer resultados sobre a percepção do coronavírus no planeta, consumo de notícias sobre a pandemia, atuação dos profissionais de saúde e o futuro após a covid-19. O documento pode ser acessado aqui.

O órgão ainda convida os interessados a participar de uma nova enquete sobre os projetos de lei que se relacionam com o combate ao novo coronavírus. Além de perguntas sobre propostas como o projeto de lei 1.166/2020, que congela juros aplicados sobre dívidas de cartão de crédito e do cheque especial, o questionário permite manifestações livres e abertas de quem participar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)