Mara Gabrilli critica BNDES por negar recursos a agência de fomento de São Paulo

Da Redação | 27/04/2020, 17h46

Em pronunciamento nesta segunda-feira (27), a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) informou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) rejeitou a solicitação de R$ 1,5 bilhão requerida pela Desenvolve SP, agência de fomento ao empreendedor do governo do estado de São Paulo. Ela lamentou a decisão e disse esperar que o banco reavalie a solicitação.

Segundo Mara, o BNDES alegou que não dispõe de limite extra de recursos neste momento para atender ao pleito da agência do governo paulista. Ela também disse que, mesmo possuindo recursos disponíveis em caixa, o banco informou que irá liberar, no próximo ano, no máximo R$ 150 milhões para a Desenvolve SP, seguindo a nova metodologia implantada pelo banco. Na opinião da senadora, isso demonstra o descaso com o ente federado.

Mara ressaltou que os recursos solicitados pela Desenvolve SP visam atender ao aumento dos pedidos de financiamento de médias, pequenas e microempresas do estado de São Paulo, que enfrentam dificuldades devido à crise econômica provocada pela pandemia de coronavírus. Ela afirmou que o aumento nos pedidos de financiamento foi de aproximadamente 200%.

— Essa postura deixa claro que o BNDES deu as costas não só ao governo de São Paulo, mas, sobretudo, aos empresários, aos trabalhadores e a toda a população paulista. Isso muito nos entristece. Aqui [em São Paulo] temos recebido imigrantes, migrantes, refugiados e pessoas de todas as regiões do país em busca de oportunidades. E eles são recebidos de braços abertos. Aqui produzimos ciência para o país e o mundo. Aliás, nunca precisamos tanto de ciência, tecnologia e mão de obra qualificada na saúde como agora. Não estou reivindicando aqui um interesse paulista. São interesses brasileiros. Como é possível que, num momento como este, quando mais precisamos desses recursos para continuar atendendo à população, recebamos essa recusa do BNDES? — questionou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)