Imigração em massa não é apenas problema estadual, diz Mecias de Jesus

Da Rádio Senado | 27/04/2020, 16h06

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) defendeu em pronunciamento nesta segunda-feira (27) a liberação de recursos para resolver os problemas causados pela imigração em massa de Venezuelanos em Roraima. O senador disse que a chegada de imigrante desestabiliza a economia do estado, além de colocar em risco a vida dos brasileiros por causa do coronavírus. Mecias também ressaltou que o problema não é apenas estadual.

— O problema da imigração em massa que acomete estados fronteiriços é um problema da nação. Não podemos castigar estados que não possuem infraestrutura adequada a arcar com uma situação dessa sozinho. O que vemos em Roraima é uma crise humanitária e social que precisa de socorro. São pessoas jogadas na rua passando fome e que por desespero acabam colocando a vida de brasileiros que lá vivem em risco — disse.

Mecias afirmou ainda que a PEC 187/2019 permite ao governo usar para outras finalidades o dinheiro retido em fundos infraconstitucionais e vinculado a áreas específicas. Uma emenda ao texto apresentada pelo senador prevê a criação de um fundo para ajudar os estados que sofrem com a imigração. Segundo o senador, o fundo garantirá recursos para programas, projetos e atividades que visam minimizar os impactos negativos, econômicos e sociais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)