Humberto Costa aponta omissão do governo no enfrentamento à covid-19

Da Rádio Senado | 27/04/2020, 17h46

O senador Humberto Costa (PT-PE) observou nesta nesta segunda-feira (27) que nos próximos dias o número de mortes pela — covid-19 no Brasil pode ultrapassar o registrado na China, enquanto “o país está sem articulação para o enfrentamento da pandemia”.

Ele afirmou que, mesmo estando há dez dias no cargo, o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, não apresenta qualquer tipo de ação concreta, sequer recebeu os secretários municipais e estaduais, nem tem articulação com a comunidade acadêmica.

Humberto Costa reclamou que o ministro fala em metas para relaxar o isolamento social e retomar as atividades econômicas, mas “a pandemia avança”. A falta de testes para diagnosticar o covid-19 entre os profissionais da saúde e o atendimento à população também foram criticados pelo senador. O senador ressaltou que, além dos testes para diagnóstico, faltam equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde. 

— Hoje falta tudo. As mortes se acumulam. As pessoas não podem sequer dar a seus familiares um sepultamento digno. Uma grande preocupação das prefeituras tem sido a de aumentar o número de sepulturas porque os sistemas de atenção à saúde estão praticamente esgotados. Faltam leitos de UTIs. Faltam respiradores. As filas para se conseguir uma vaga numa UTI são cada vez maiores — afirmou o senador.

Humberto Costa prestou homenagem a todos os trabalhadores do setor, parabenizando a atuação dos servidores do Samu, serviço criado há 16 anos, quando o senador era ministro da Saúde durante o governo Lula.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)