Curso do Interlegis sobre papel dos vereadores tem recorde de procura

Da Comunicação Interna | 27/04/2020, 13h32

Oferecido de forma on-line e gratuita pelo Interlegis, do Senado, o curso O Papel do Vereador teve recorde de inscrições, preenchendo todas as 404 vagas na manhã mesmo em que foi disponibilizado na plataforma de ensino e aprendizagem da instituição, em 15 de abril. Foi o maior número de inscritos em um único dia já registrado nos cursos do Interlegis.

Devido à grande procura, o número de vagas deverá ser ampliado para atender as pessoas que não conseguiram se inscrever. A abertura de novas turmas será divulgada nas redes sociais no portal do Interlegis.

A atividade é uma iniciativa do Interlegis em ano de eleições municipais, para incentivar vereadores, candidatos a vereador todos aqueles que desejam aprender mais sobre as atribuições que competem ao representante municipal no Legislativo. 

Para somar-se às ações de contenção da pandemia de covid-19, o curso foi implementado em formato virtual, contribuindo para que as pessoas atendam ao apelo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos governos federal e estaduais de permanecer em casa.

Os vídeos têm linguagem acessível e tratam de aspectos constitucionais do Poder Legislativo municipal, da estrutura de uma câmara de vereadores, de condutas éticas, direitos e deveres dos vereadores e da aplicabilidade dos princípios da administração pública no exercício do parlamentar. 

A apresentação do curso é feita pelo diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra. Ele ressalta que a pandemia da covid-19 "mudou muitas rotinas, inclusive a atuação parlamentar". Apesar das limitações sanitárias impostas, explica o diretor, o Interlegis seguiu trabalhando de forma remota.

"Idealizamos e implementamos em tempo recorde o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto [SAPL-R], que possibilita que as Casas legislativas do Brasil e do exterior utilizem um aplicativo gratuito para realizar sessões deliberativas remotas. O Interlegis também intensificou as atividades de educação a distânciadisponibilizando a primeira oficina a distância do SAPL-R e oferecendo, neste ano em que serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, o curso O Papel do Vereador", diz Coimbra no módulo de abertura. 

Os participantes também contam com fórum interativo, videoaulas com exemplos práticos, chat virtual, podcast, lives nas redes sociais do Interlegis e avaliação formativa. Ao término do cursoo certificado poderá ser emitido na plataforma Saberes.

Candidatos conscientes

Márcio Coimbra informa que a temática do curso atende a duas demandas: a primeira é o anseio de representantes das Casas legislativas (que têm o Interlegis como a "casa dos vereadores" em Brasília) para que, além das oficinas, houvesse um modelo de capacitação ágil, objetivo e em linguagem acessível, que possibilitasse a partilha, a reflexão e a discussão sobre o parlamento municipal. A segunda demanda, conforme a avaliação do diretor, é do país, que, "mais do que nunca, diante do cenário atual e das previsões socioeconômicas, vai precisar de candidatos e eleitores conscientes e preparados nas eleições de 2020”.  

Para o empresário Matheus Brondani, 24 anos, pré-candidato a vereador pela cidade de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, o curso é uma oportunidade de continuar se preparando para o cargo que pretende ocupar, mesmo durante o período de isolamento social. 

— O curso é muito proveitoso para quem, assim como eu, deseja ser vereador. Ele veio em ótimo momento, porque precisamos atender as medidas de prevenção à covid-19, entre elas, a de ficarmos em casa — pondera o empresário.  

Outra participante, Anajara Tolomini25 anos, servidora da Câmara Municipal de Querência, em Mato Grosso, conta que se inscreveu no curso pela necessidade de se manter atualizada.

— Sou responsável pelo Centro de Atendimento ao Cidadão [CAC] da Câmara Municipal de Querência e por isso é muito importante aprofundar meu conhecimento nessa área e melhorar a qualidade do atendimento à comunidade do meu município — diz Anajara. 

As atividades do curso têm carga horária de 20 horas e acesso ficará disponível na plataforma até o dia 24 de maio. Acesse a plataforma de ensino e aprendizagem da instituição (plataforma Saberes) para conhecer mais.

Do Interlegis

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)