Acir Gurgacz quer suspender consignados de aposentados até fim da crise

Da Rádio Senado | 23/04/2020, 15h49

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) cumprimentou a Justiça Federal pela decisão de suspender o pagamento das parcelas de empréstimos consignados contratados por aposentados da iniciativa privada e do serviço público pelo prazo de quatro meses.

Mas o senador defende que essa medida seja ampliada com a aprovação em caráter de urgência dos projetos que estão tramitando no Senado, para ajudar aqueles que mais sofrem com a retração da economia.

Autor de um desses projetos (PL 1.519/2020), Gurgacz quer que a suspensão dure até o fim da crise provocada pela pandemia de covid-19. Ele ressalta que o momento é de sacrifício para todos:

— É hora de todo mundo colaborar. Tenho certeza que os bancos podem suspender esses débitos, dar esse apoio à população que tanto precisa. Os bancos já ganham muito dinheiro, batendo recorde de lucro todos os anos e podem muito bem apoiar a população mais carente do nosso país.

De acordo com Acir Gurgacz, “só nesse período de crise os bancos estão recebendo mais de R$ 1 trilhão do Banco Central para formar liquidez”. O senador pondera que é preciso salvar vidas além de socorrer as empresas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)