Wellington Fagundes destaca atuação de veterinários durante o combate à Covid-19

Da Rádio Senado | 13/04/2020, 17h06

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) observou, em pronunciamento nesta segunda-feira (13), a importância do cadastramento de médicos veterinários entre os profissionais de 14 categorias da área de saúde pública que poderão ser convocados pelo governo para atuar no combate à Covid-19.

Inicialmente o cadastramento anunciado pelo Ministério da Saúde será feito para dimensionar o total de profissionais aptos e disponíveis para reforçar o enfrentamento à pandemia. Wellington Fagundes destacou a contribuição que médicos veterinários já têm dado à sociedade neste momento de crise.

— Muitos deles têm evitado que a crise da saúde se intensifique, ao garantir a inspeção sanitária, que é fundamental para a qualidade da comida que chega à mesa do brasileiro neste momento de tanta necessidade. E, ainda, para fazermos também a nossa balança positiva através das nossas exportações das proteínas animais. Fortalecer a atuação dos médicos veterinários nesse período é também permitir o protagonismo do setor produtivo e o reaquecimento desse bilionário segmento que fará com que o país reaja economicamente com quantidade, qualidade e celeridade.

Wellington Fagundes chamou atenção do Ministério da Saúde para a necessidade de manter contato direto com os conselhos representativos das categorias que poderão ser convocadas, para consultar sobre a melhor forma de atuação, e como e quando os convocados receberão sua contrapartida.

O senador parabenizou o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Francisco Cavalcante, pelo trabalho em favor da categoria e saudou os profissionais de saúde e de assistência social que estão trabalhando em condições sobre-humanas para salvar vidas mesmo se colocando em risco. Também defendeu o isolamento social como forma de garantir o achatamento da curva de propagação do novo coronavírus e preservar a capacidade de atendimento do sistema de saúde.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)