Carlos Viana: Parlamento cumpre com sua responsabilidade diante da covid-19

Da Redação | 20/03/2020, 17h24

O senador Carlos Viana (PSD-MG) comemorou a aprovação do decreto de calamidade pública, em votação realizada pelo Senado nesta sexta-feira (20). Ele destacou a importância do Legislativo no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

— O Parlamento corresponde ao que os brasileiros querem dele. Quando o presidente da República e os ministros definem claramente qual é o caminho que vamos seguir, o Parlamento não se furta a comparecer e a ter responsabilidade — disse, acrescentando que "o nosso futuro será decidido pela forma como nós combateremos o vírus e pela nossa disciplina na não proliferação dessa doença".

O senador manifestou esperança na redução da proliferação e na eficácia dos medicamentos em teste, mas expressou preocupação com a capacidade do sistema de saúde de atender ao aumento da demanda. Para ele, a decretação de calamidade pública, ao colocar em primeiro lugar os gastos com a saúde pública, proporciona os meios econômicos para o cuidado com as pessoas.

Eleições de 2020

Carlos Viana classificou como “prematura” a proposta de adiamento ou cancelamento das eleições municipais deste ano. Apesar disso, ele pediu que o tema seja discutido — inclusive a hipótese de unificação das eleições em 2022 —, alertando para o risco de que as quarentenas prejudiquem o cumprimento do calendário eleitoral.

O senador também condenou qualquer ação com o objetivo de “jogar as ruas contra o Parlamento”.

— Rechaçaremos toda e qualquer ação que venha a colocar em risco o Brasil, a República e, principalmente, a democracia — disse ele, ressaltando que "estamos aqui para defender o melhor para o nosso país".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)