Cancelada reunião da CPI das Fake News

Da Redação | 16/03/2020, 18h43

A comissão parlamentar mista de inquérito que investiga notícias falsas e assédio nas redes sociais, mais conhecida como CPI das Fake News, cancelou a reunião deliberativa desta terça-feira (17). O colegiado ainda não definiu uma nova data para a votação dos 62 itens da pauta — entre eles, requerimentos que pedem a quebra de sigilos fiscais e bancários de empresas e pessoas físicas investigadas pela CPI.

Nessa lista de quebra de sigilos estão a Yacows (operadora de disparos em massa de mensagens de celular) e seus sócios-proprietários: Lindolfo Alves Neto e Flávia Alves. Também estão Hans River do Nascimento, ex-funcionário da Yacows que descreveu à CPI o modo de trabalho da empresa (ele, no entanto, é suspeito de ter fornecido informações falsas em seu depoimento), e Allan dos Santos, jornalista e blogueiro ligado ao governo.

Outros requerimentos pedem que sejam revelados os responsáveis por determinados perfis em redes sociais — como o perfil associado a computador no gabinete do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) que teria sido utilizado para ataques virtuais.  

O presidente da CPI, senador Angelo Coronel (PSD-BA), havia anunciado também que apresentaria na reunião — agora cancelada — os resultados da perícia da Polícia Legislativa do Senado sobre o suposto uso de computadores da Casa para ataques virtuais. Ele informou que só tornaria o conteúdo público em reunião com os parlamentares.

O cancelamento da reunião atende aos atos assinados pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para a prevenção contra a propagação da covid-19.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)