Dia Mundial do Rim será celebrado em sessão especial no Senado

Da Redação | 06/03/2020, 08h34

O Plenário do Senado vai fazer sessão especial no dia 12 de março, às 12h, para celebrar o Dia Mundial do Rim, comemorado na mesma data. O senador Luiz do Carmo (MDB-GO) apresentou o requerimento para realização da sessão e recebeu apoio dos senadores Davi Alcolumbre (DEM-AP), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), José Maranhão (MDB-PB), Antonio Anastasia (PSD-MG) e Jayme Campos (DEM-MT).

— As doenças dos rins são graves e muitas pessoas não têm nem como se tratar, por isso vamos trazer médicos que entendem do assunto e que vão poder esclarecer a população sobre como evitar, como tratar, e dizer o que o Senado e o governo federal podem fazer para ajudar — afirmou Luiz do Carmo. 

As doenças renais crônicas costumam ser assintomáticas no começo e muitos pacientes recebem o diagnóstico tardiamente, quando o principal tratamento já é a hemodiálise, método pelo qual o sangue é filtrado artificialmente por meio de um aparelho. Por isso é tão importante falar sobre o assunto e conscientizar a população a buscar prevenção. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica as DRC como um problema de saúde pública mundial atingindo cerca de 850 milhões de pessoas. No Brasil, estima-se que 10 % da população sofra com essas doenças. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, mais de 130 mil pacientes precisam se submeter a terapias renais substitutivas, seja diálise, peritonial ou hemodiálise.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)