Prisco Bezerra defende valorização do funcionalismo público

Da Rádio Senado | 19/02/2020, 17h06

O senador Prisco Bezerra (PDT-CE) defendeu nesta quarta-feira (19), em Plenário, a valorização do funcionalismo público. Para o parlamentar, a população é a mais beneficiada quando o Estado funciona de maneira eficiente e estável.

— A gestão do funcionalismo público e a melhoria da oferta de serviços à população não devem ser tratadas de forma isolada. Pelo contrário, são questões de absoluta interdependência que merecem nossa atenção como legisladores — disse.

O senador também afirmou que defender a valorização dos servidores não significa, "pelo mesmo não necessariamente", resguardar direitos corporativos privilegiados. Para ele, tal defesa "significa, isto sim, prezar pelo serviço público qualificado, por um Estado eficiente e atento às necessidades da população". 

Segundo Prisco Bezerra, existe na capital do Ceará um planejamento a longo prazo pela valorização dos servidores públicos. Ele também lembrou que Fortaleza foi a primeira capital do país a pagar integralmente o piso nacional do professor, em 2020.

— Tem sido assim ao longo dos últimos sete anos. Atualmente, a remuneração média de um professor da rede municipal de Fortaleza é de R$ 8.311,07, mais do que o dobro da média salarial dos professores do Brasil, que é de R$ 3,5 mil, segundo dados do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] — destacou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)