Plínio diz que não vai mais ‘carimbar’ projetos sem tempo para discussão prévia

Da Rádio Senado | 18/02/2020, 19h56

O senador Plínio Valério (PSDB- AM) afirmou em Plenário, nesta terça-feira (18), que não irá mais votar propostas vindas da Câmara dos Deputados sem tempo suficiente para discussão no Senado. Ele ressaltou como exemplo medidas provisórias enviadas por aquela Casa "já em cima do laço" para serem apreciadas pelos senadores. 

— Compete e cabe a nós mostrar que nós, sim, vamos fazer o nosso papel, vamos fazer o nosso trabalho, com as nossas ideias, com os nossos projetos, bons ou maus, porque aqui se discute. E, no Parlamento, há que se discutir. (...) Então, eu não vou mais carimbar, com um ou dois dias para discutir. Não vou mais! Aqui fica o meu registro: respeito a Câmara, mas não posso respeitar um presidente [Rodrigo Maia] que quer pautar o país ao seu bel-prazer. Se ele pensa que pode, o problema é dele. Com o Senado, ele não pode, e o Senado vai provar, a cada dia, o que eu estou aqui a dizer — declarou.

O senador também pediu mais respeito ao índio brasileiro. O parlamentar mostrou fotografias de indígenas em condições precárias na Amazônia e criticou algumas Organizações Não Governamentais (ONGs) de defesa do meio ambiente. Para ele, elas não estão cumprindo seu papel.

— Quando eu falo [em nome dos índios] dessa estrada que não está asfaltada, eu não estou pedindo que a asfaltem, por favor, porque nós somos coitadinhos, não. Eu estou dizendo: 'façam essa estrada porque nós somos brasileiros como vocês. Nós somos índios brasileiros, usados e utilizados por ONGs internacionais que fazem de nós meros brinquedos para arrecadar dinheiro e para ficar com a consciência tranquila'. Mas as ONGs que eu combato são aquelas que preferem dizer que compraram floresta na Amazônia, que estão ensinando o povo da Amazônia a plantar e a colher — destacou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)