Para Wellington Fagundes, nova licitação da BR-163 aumentaria o preço do pedágio

Da Rádio Senado | 18/02/2020, 20h52

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) destacou nesta terça-feira (18) em Plenário a inconveniência de fazer uma nova licitação da concessão da BR-163, que atravessa diversos estados, de Norte a Sul, ao longo de mais de 3,5 mil km. Uma das consequências, segundo o parlamentar, seria o aumento drástico do preço do pedágio, que tornaria inviável para um caminhoneiro trafegar por Mato Grosso. 

Para ele, a melhor solução seria trocar o controle acionário e fazer um novo pacto contratual com a concessionária Rota do Oeste. Wellington Fagundes mencionou estudo realizado pelo professor Gesner Oliveira, da Fundação Getúlio Vargas, que aponta ganhos econômicos e sociais com essa opção: seriam R$ 7,7 bilhões a mais na produção agrícola de Mato Grosso, com a geração de 148 mil empregos.

O senador também se referiu à recente inauguração dos últimos quilômetros que faltavam para a pavimentação da BR-163, em seu trecho final, da cidade de Sinop (MT) até Santarém (PA). 

— Tivemos a presença do presidente Bolsonaro e de inúmeras outras autoridades. Esteve também presente o ministro [da Infraestrutura] Tarcisio Freitas; o governador Helder Barbalho, do Pará, bem como Mauro Mendes, de Mato Grosso. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)