CPI vai ouvir parlamentar britânico sobre fake news no referendo do Brexit

Da Redação | 11/02/2020, 19h29

A CPI Mista das Fake News vai receber o congressista britânico Damian Collins para falar sobre investigação parlamentar que ele conduziu no Reino Unido. A data ainda será confirmada.

A relatora da CPMI, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), fez o anúncio nesta terça-feira (11). O convite havia sido feito em requerimento aprovado pela comissão em setembro.

Collins é membro da House of Commons (o equivalente à Câmara dos Deputados) desde 2010 e lá foi presidente de uma comissão temática dedicada às áreas de cultura, esporte, mídia e tecnologias. Entre 2017 e 2019, ele comandou uma investigação parlamentar sobre o uso de campanhas virtuais no processo do referendo do Brexit, por meio do qual o Reino Unido iniciou o seu desligamento da União Europeia. O relatório final das atividades acusou grandes empresas de mídia, como o Facebook, de contribuir para a violação de dados pessoais de seus usuários.

— Vai ser muito importante para a nossa CPMI conhecer com mais detalhes a primeira experiência internacional de investigação a respeito do fenômeno das fake news — afirmou Lídice.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)