Jorge Kajuru defende aprovação da PEC que torna permanente o Fundeb

Da Rádio Senado | 04/02/2020, 15h23

Em seu primeiro discurso no Plenário em 2020, o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) defendeu a votação da proposta dele que torna permanente o Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (PEC 33/2019). O parlamentar explicou que a vigência do fundo acaba no final deste ano. Por isso, é importante a votação da proposta de emenda à Constituição.

— Imagine a gente perder, esse ano, a permanência do Fundeb? Educação básica para 65 milhões de crianças do país — disse.

Kajuru também afirmou que está sendo boicotado pela TV Senado.

 — Eu, Kajuru, sou nome boicotado na TV Senado. 'Porque o Kajuru pertence ao grupo Muda Senado. Porque o Kajuru emite algumas opiniões nas redes sociais. Então, evite entrevistar o Kajuru'. Eu queria dizer que não faz falta nenhuma para mim. 

O senador cobrou do presidente Davi Alcolumbre a análise da proposta que trata da prisão após condenação em segunda instância e a instalação da CPI dos Tribunais Superiores e da CPI do Esporte.

Kajuru afirmou também que as eleições marcadas para o segundo semestre não podem servir de justificativa para que o Congresso Nacional deixe de apreciar as reformas tributária e administrativa e o marco legal do saneamento (PL 4.162/2019).

O senador aproveitou para cobrar o uso responsável do dinheiro público, ao comentar as despesas de autoridades com viagens e refeições. Ele também defendeu a divulgação do que o governo federal gasta com os cartões corporativos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)