Resultado do Pisa é consequência de método de ensino obsoleto, diz Izalci

Da Redação | 18/12/2019, 15h23

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) demonstrou nesta quarta-feira (18), em Plenário, preocupação com o resultado do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

De acordo com o Pisa 2018, 68% dos estudantes de 15 anos não sabem o básico de matemática; 55,3% apresentam baixo desempenho em ciências e 50,1% têm baixo desempenho em leitura, afirmou o parlamentar. Para Izalci, esse resultado vai continuar se repetindo por muitas décadas, caso o Brasil não mude o método de ensino, que está obsoleto.

 — Há mais de 30 anos os nossos especialistas estão testando novas soluções. Aulas em horário integral, por exemplo, é fazer o dobro do que não funciona e informatizar a escola é automatizar uma metodologia de ensino obsoleta, dentre outras. Nada funciona. Então, cabe-nos a responsabilidade de resolver este problema e, para isso, é necessário que conheçamos as suas origens: o método de ensino K-12, criado no século 19 — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)