Presidente da CE lamenta resultado do Brasil no Pisa e defende valorização de professor

Da Redação | 03/12/2019, 13h46

O presidente da Comissão de Educação (CE), senador Dário Berger (MDB-SC), lamentou o resultado do Brasil no Pisa, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Dados do Pisa 2018 divulgados nesta terça-feira (3) apontam que dois em cada três brasileiros de 15 anos sabem menos que o básico de matemática.

De acordo com levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil caiu no ranking mundial em matemática e ciências e apresenta estagnação em leitura. Para Dário, os dados revelam que a escola não é atrativa para os jovens. Ele defendeu maior investimento na capacitação de professores.

— Precisamos investigar por que os jovens saem da escola.  Na minha opinião, muito disso se deve ao fato de a escola não ser mais atrativa aos jovens a partir do ensino médio. Ainda não saímos do papel na questão da reformulação do ensino. Precisamos melhorar a remuneração dos professores e dar uma real valorização a eles, oferecendo capacitação por toda a carreira — defendeu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)