Em sessão especial, Senado homenageia síndicos do país

Da Redação | 02/12/2019, 13h43

O Dia do Síndico, comemorado em 30 de novembro, foi celebrado em sessão especial do Senado nesta segunda-feira (2). O autor do requerimento para a homenagem, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), destacou a dedicação desses profissionais que, segundo ele, garantem o bem-estar das famílias e das comunidades e solucionam conflitos, entre outras obrigações. 

— O trabalho é árduo e demanda mais do que administrar. São tarefas que vão de obras estruturais até a solução de conflitos. É preciso ter, acima de tudo, paciência e sabedoria. E isso, as senhoras e senhores que assumem essa responsabilidade têm. 

Izalci lembrou o recente reconhecimento em lei dos condomínios fechados em Brasília. E disse que também tem trabalhado para criar a categoria dos prefeitos de quadras, com vistas a ajudar na administração da cidade. Para o senador, as autoridades devem buscar soluções junto aos próprios moradores, por serem eles os conhecedores das necessidades da região onde vivem. 

Agradecimentos

O presidente da Associação Brasileira de Síndicos Profissionais do Brasil, Paulo Roberto Melo, elogiou a iniciativa de Izalci Lucas e convidou o senador para presidir uma frente parlamentar que será criada em defesa da categoria. Além disso, Paulo defendeu a elaboração de uma lei geral dos condomínios que contemple a regulamentação da profissão, bem como a atualização do Código Civil referente ao assunto. 

— É muito importante somarmos forças para esse mercado avançar, melhorar e desenvolver. Precisamos, por exemplo, criar a figura do síndico profissional, para incrementar esse mercado gigantesco, que tem crescido muito a cada dia — relatou. 

Síndico há dez anos, Rodrigo Torres Pontes ressaltou que, além de gestão, esses profissionais buscam a segurança, qualidade de vida e bem-estar de todos os moradores no desempenho da função. Em rápido pronunciamento, ele agradeceu a homenagem, considerando difícil definir a profissão em uma só expressão. No entanto, Rodrigo disse ser possível resumir a atividade com a palavra “servir”. 

Atuante na área há cinco anos, Otto Esperidião do Rego Barros destacou a atuação dos síndicos em defesa do patrimônio e dos interesses dos condomínios e de seus moradores. Ao enaltecer a classe, ele frisou que esses trabalhares colocam à disposição da comunidade, além de seu conhecimento administrativo, o tempo longe do convívio familiar, até mesmo durante noites e madrugadas. 

— O síndico associa também seu CPF à personalidade jurídica do condomínio, tornando-se responsável legal e criminalmente pelo empreendimento. Não há como não reconhecer o esforço dessas pessoas, que vai além de apenas administrar. O exercício do cargo exige determinação, perseverança e adesão à causa.   

Síndica profissional, Tainá Matos Fernandes disse estar emocionada com a sessão especial, ressaltando que esses trabalhadores existem para fazer a diferença. Já a síndica da Abrasindicos Lucia Helena de Souza destacou dificuldades enfrentadas pelos síndicos no desempenho da atividade, mas disse que a tarefa é gratificante. Ela agradeceu a homenagem, afirmando que a iniciativa do Senado fortalece a categoria.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)