Projeto que institui 2020 como Ano da Participação Olímpica Brasileira é tema de debate

Da Redação | 23/10/2019, 11h22

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vai debater nesta quinta-feira (24) um projeto de lei que institui 2020 como o Ano da Participação Olímpica Brasileira. O requerimento para a realização de audiência pública foi feito pela senadora Leila Barros (PSB-DF) e pelo senador Esperidião Amin (PP-SC).

A data homenageia o centenário da primeira participação olímpica do Brasil, em 1920. Após este ano, o país participou de todas as edições, com exceção da de 1928, em Amsterdã, por falta de recursos financeiros. Os atletas brasileiros conquistaram até o momento um total de 129 medalhas.

O PL 5.183/2019, também de autoria de Leila, tem como objetivo valorizar a história do esporte nacional e a prática esportiva por meio da instituição da data comemorativa.

“O projeto estabelece que, durante o Ano da Participação Olímpica Brasileira, sejam empreendidas ações como a realização de palestras e eventos sobre o tema; a emissão de moedas, selos e medalhas alusivas à participação olímpica brasileira e ao esporte nacional; a articulação conjunta com órgãos da administração pública, com as entidades esportivas para promover a participação olímpica e valorizar o esporte nacional; e outras medidas que se proponham a esclarecer e sensibilizar a população acerca da prática esportiva em suas mais variadas dimensões”, explica a autora no requerimento.

Para a audiência foram convidados o diretor-geral do Comitê Olímpico Brasileiro, Rogério Sampaio Cardoso, e representantes da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, da Comissão Nacional dos Atletas (CNA) e do Conselho Nacional do Esporte (CNE).

A audiência será no plenário 15 da ala Alexandre Costa, às 10h, e terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular com perguntas e comentários.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800 612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)