Plínio Valério pede a instalação da CPI das ONGs

Da Rádio Senado | 15/10/2019, 17h54

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) a pediu a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as ONGs na Amazônia. Ele disse que o requerimento já tem a assinatura de 30 senadores. O parlamentar afirmou nesta terça-feira (15) em Plenário que tem recebido denúncias do país inteiro sobre a atuação dessas organizações e afirmou que o "objetivo da CPI não é estigmatizar nem demonizar ONG alguma", mas simplesmente "desmascarar as que utilizam o apelo sentimental da Amazônia" para angariar recursos e distribuí-lo entre si.

Plínio Valério também criticou a insistência do ministro da Economia, Paulo Guedes, em dar fim à renúncia fiscal da Zona Franca de Manaus. Ele afirmou que graças à sua existência o estado do Amazonas tem 97% de suas florestas preservadas, pois a Zona Franca gerou emprego e renda.

— Quanto o mundo pagaria para manter uma floresta como a nossa? O estado tem um 1,571 milhão de quilômetros quadrados. Quanto o mundo teria que pagar para reflorestar uma área do tamanho da nossa? E está lá de graça. E está lá à disposição do país e à disposição do Planeta. E a gente tem que estar sempre aqui batendo na mesma tecla, falando das mesmas coisas — afirmou Plínio Valério.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)