CMA vai debater Plano Agricultura de Baixo Carbono

Da Redação | 07/10/2019, 16h43

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) realiza audiência pública nesta quinta-feira (10), às 10h, para discutir o Plano Agricultura de Baixo Carbono. O programa é um dos principais compromissos assumidos pelo Brasil para reduzir emissões de gases de efeito estufa e diminuir a vulnerabilidade dos sistemas agrícolas em cenários de alteração do clima.

O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura, conhecido como Plano ABC, fomenta o uso de técnicas agrícolas de baixa emissão de carbono. Ao mesmo tempo, incentiva a manutenção da renda da atividade agrícola. O objetivo é a construção de sistemas mais adaptados aos estresses climáticos, como geadas, enchentes e secas prolongadas.

Foram convidados para participar da audiência o diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Eduardo Brito Bastos; o coordenador do Centro de Agronegócios, Roberto Rodrigues; o coordenador de Políticas Públicas do Imaflora, Marcelo de Medeiros; a sócia-gerente da Agroícone, Leila Harfuch; o pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Raoni Rajão; e o representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Machado.

A reunião faz parte do ciclo de audiências realizadas pela comissão para discutir a Política Nacional de Mudança do Clima. Na tarde de quinta-feira (10) a comissão ainda tem uma reunião técnica para apresentar o plano ABC e expor a eficiência de implementação por parte do setor agropecuário. A audiência será interativa e acontecerá na sala 13, Ala Senador Alexandre Costa no Anexo II do Senado.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800 612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)