Para Girão, declarações de Gilmar sobre CPI dos Tribunais são afronta ao Senado

Da Rádio Senado | 16/09/2019, 16h39

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) disse nesta segunda-feira (16), em Plenário, que a declaração do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o mandado de segurança ajuizado para garantir a instalação da CPI dos Tribunais Superiores, é uma afronta ao Senado Federal.

O parlamentar citou afirmações do magistrado feitas em entrevista concedida ao Site Uol e ao Jornal Folha de São Paulo, no último fim de semana. Conforme Girão, Gilmar teria dito que se a CPI fosse instalada, não iria dar nenhum resultado, pois o próprio STF iria trancá-la.

Para o senador, a Casa legislativa tem competência e prerrogativa constitucional para abrir a CPI, como também para deliberar sobre pedido de impeachment de ministros do STF. Ele defendeu que Gilmar seja impedido de julgar o mandado de segurança.

— Em primeiro lugar, acredito que, com essa declaração do ministro Gilmar Mendes, ele tem o dever moral de se declarar impedido de julgar a liminar do senador Kajuru, se julgar suspeito, porque ele, praticamente, já proferiu o voto — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Eduardo Girão