Cúpulas do Congresso são iluminadas de amarelo em apoio à prevenção do suicídio

Da Comunicação Interna | 03/09/2019, 15h41

A cúpula do Senado será iluminada com a cor amarela, a partir desta terça-feira (3), em apoio à Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio. Denominada Setembro Amarelo, a iniciativa vai até o dia 30 deste mês. A iluminação especial foi solicitada pelo senador Weverton (PDT-MA), atendendo a pedido do Centro de Valorização da Vida (CVV). No domingo (1º), a cúpula da Câmara já havia sido iluminada em referência à campanha.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e podem ser evitados se as causas forem tratadas de maneira adequada. No Brasil, os números são considerados alarmantes: a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. O suicídio é, hoje, a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no país. Entre os homens nesta faixa etária, é o terceiro motivo mais comum; entre as mulheres, o oitavo.

Segundo o senador Weverton, a ação representa um passo importante na luta pela vida. Ele ressalta que a “depressão é uma doença que age de forma silenciosa matando várias famílias brasileiras e, quando as pessoas percebem, muitas vezes, é tarde demais”.

De acordo com o parlamentar, o combate ao problema passa pelo diálogo aberto e franco sobre a questão, já que muitos casos de suicídio seriam evitados se o assunto fosse abordado abertamente.

— Nós precisamos tratar de forma mais natural um tema tão importante como a depressão — salientou.

Acolhimento

Leila Heredia, porta-voz do CVV e servidora da Rádio Senado, explica que a ideia é sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde emocional. Segundo ela, quando alguém decide pôr fim à própria vida o objetivo é acabar com a dor que parece insuportável naquele momento.

— Pelo menos 90% dos casos de suicídio são previsíveis. Frases como "eu sou um fardo para as outras pessoas" e "eu não quero viver" são sinais importantes.

Ela ressalta que o trabalho desenvolvido pela entidade não é técnico e, portanto, não substitui a ajuda médica, mas funciona como um pronto-socorro emocional, permitindo que a pessoa desabafe sem medo de julgamentos. A dica para quem deseja ajudar um amigo ou familiar nessa situação, segundo Leila, é oferecer acolhimento.

— É importante ouvir a pessoa, deixar que ela fale abertamente e compartilhe as dores dela. Se a pessoa está cercada de gente, mas tem medo de ser julgada ou não compreendida, ela acaba se fechando ainda mais — disse.

Data oficial

No dia 10 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, proposto em 2003 pela Associação Internacional para Prevenção ao Suicídio (Iasp, sigla em inglês), resultado de uma parceria com a OMS. No Brasil, o movimento começou em 2014, numa iniciativa do CVV, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Vários países participam da campanha por meio da iluminação, na cor amarela, de prédios públicos e monumentos durante todo o mês de setembro.

Ajuda

Desde julho de 2018, numa parceria do CVV e do Ministério da Saúde, o número 188 recebe ligações gratuitas de todos os estados do Brasil, 24 horas por dia, para apoiar pessoas em momentos de crise e com ideias suicidas. O Centro de Valorização da Vida ainda oferece outros canais de comunicação (chat e e-mail) disponibilizados no endereço eletrônico www.cvv.org.br.

Para quem tiver interesse em atuar como voluntário, as informações também estão disponíveis na página da entidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)