CMA debaterá cumprimento dos acordos de Paris sobre o Clima

Carlos Penna Brescianini | 26/08/2019, 13h42

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) realiza nesta quinta-feira (29), às 10 horas, audiência pública com pesquisadores sobre o cumprimento ou não pelo governo brasileiro dos acordos assinados para a Política Nacional de Mudanças do Clima (Lei 12.187, de 2009). O debate foi solicitado pelos senadores Fabiano Contarato (Rede-ES), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Carlos Viana (PSD-MG), entre outros.

As recentes notícias sobre os incêndios na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica deram origem à preocupação dos senadores sobre o cumprimento do Acordo de Paris, assinado pelo Brasil e mais de 180 países. O acordo estabeleceu metas para evitar o aumento da temperatura do planeta e seus efeitos. Segundo Randolfe Rodrigues, é fundamental o governo brasileiro honrar os acordos celebrados.

— O Brasil assinou o Acordo de Paris, comprometendo-se, perante a sociedade brasileira e o mundo, a reduzir suas emissões em 37% até 2025. O Acordo de Paris entrou em vigor em 2016 e propõe iniciar em 2020 uma espécie de mutirão global com vistas a estabilizar o aquecimento da Terra bem abaixo de 2 graus centígrados neste século, buscando limitá-lo a 1,5 grau — rememorou o senador.

Os seguintes pesquisadores foram convidados para o debate na CMA: Gustavo Luedemann, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Mauro Meirelles Oliveira Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Karen Cope, da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima); e Paulo Moutinho, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

A audiência terá caráter interativo e o público poderá participar através do Alô Senado (0800 612211) e pelo e-Cidadania (www.senado.leg.br/ecidadania).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800 612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)