Humberto destaca movimento em defesa da educação pública

Da Redação | 13/08/2019, 17h09

O líder do PT, senador Humberto Costa (PE) destacou em Plenário, nesta terça-feira (13), as manifestações populares que acontecem em várias cidades do país em defesa da educação pública. De acordo com o parlamentar, os protestos denunciam o que chamou de “acelerado desmonte do setor” ocasionado pela gestão “desastrosa e bizarra” do presidente Jair Bolsonaro.

Todos os programas criados no Brasil na área da educação, conforme o senador, ou foram extintos ou estão em via de extinção. Entre eles, Humberto citou o fim do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Ciência sem Fronteiras, além dos cortes orçamentários que, na sua avaliação, inviabilizam a oferta de bolsas de pesquisa na educação básica e o funcionamento das instituições federais de ensino.

— O Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], um dos mais importantes exames do país, está há quase seis meses sem coordenador. O Fies [Fundo de Financiamento Estudantil] e o Prouni [Programa Universidade para Todos] perderam totalmente a relevância na inserção de jovens nas universidades, principalmente os mais pobres. Aliás, a máxima deste governo é que universidade é só para quem tem dinheiro, é para uma elite, não pode haver um sistema de acesso universal. As instituições públicas estão, de fato, sendo preparadas para cobrarem mensalidades e serem privatizadas — criticou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)