CSF pode realizar agenda de atividades sobre fake news

Da Redação | 10/07/2019, 16h01

A Comissão Senado do Futuro (CSF) se reúne, nesta quinta-feira (11), para votar requerimentos. Entre eles, o REQ 9/2019, do senador Rogério Carvalho (PT-SE). Ele pede a realização de uma agenda de atividades, envolvendo debates, audiências públicas e missão oficial para estudos, sobre o tema “A interferência das Notícias Falsas (Fake News) no debate público e ameaças à Democracia”.

De acordo com o autor, o objetivo do requerimento é debater o risco das fake news para a democracia, pois é importante considerar que a internet transforma todo cidadão em um “potencial produtor de notícias ou de opiniões”. Segundo ele, no mundo dos produtores de notícias falsas não há a cultura do compromisso com a verdade, de tal modo que a desinformação virou elemento capital na esfera dos debates públicos, influenciando diretamente o processo eleitoral e contaminando as mais diversas esferas da democracia.

“Devemos abordar o problema das fake news e as iniciativas legislativas e de políticas públicas, tanto nacionais quanto internacionais, para alocação de riscos, direitos e responsabilidades associados à produção, disseminação e consumo de notícias falsas”, defende o parlamentar.

A reunião da CSF ocorrerá às 11h, no plenário 19 da Ala senador Alexandre Costa.

Morgana Nathany, sob supervisão de Sheyla Assunção

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: