Izalci defende projeto que oferece bolsa a aluno de graduação em troca de monitoria

Da Rádio Senado | 26/06/2019, 16h40

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) defendeu em Plenário, nesta quarta-feira (26), o projeto de lei (PL 1.278/2019), de sua autoria, que oferece bolsa de estudo integral ou parcial, em instituições privadas de ensino superior, para estudantes de graduação. Ele explicou que o beneficiado retribuirá à sociedade por meio do trabalho como monitor nas redes públicas de ensino ou em órgãos públicos de outras áreas condizentes com sua formação acadêmica.

Segundo o parlamentar, esse projeto traz mais avanços do que os programas de financiamento estudantil, porque minimiza a chance de inadimplência no setor. Ele citou dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que mostram que, em 2019, 60% dos estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão inadimplentes com as prestações do financiamento.

E esse mecanismo da prestação de serviço oferece um duplo benefício. Em primeiro lugar, a sociedade terá estudantes motivados, trabalhando nas escolas como monitores, nos postos de saúde, nos programas sociais, esportivos e culturais, dentre outros. Em segundo lugar, a monitoria beneficia o próprio estudante, uma vez que o aprendizado adquirido nesse trabalho constituirá parte importante de sua formação, como profissional e como cidadão — argumentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)