Projeto que inclui dados sobre autismo no censo é enviado à CAS

Da Redação | 25/06/2019, 20h11

O projeto que determina a inclusão, nos censos demográficos, de informações específicas sobre pessoas com autismo (PLC 139/2018) foi enviado para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A matéria constava da Ordem do Dia do Plenário desta terça-feira (25), mas o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) apresentou um requerimento para a realização de uma audiência pública na CAS.

Bezerra Coelho anunciou que pretende apresentar uma emenda para que a coleta de dados sobre autismo não seja feita por meio de censo, mas sim pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Segundo o senador, essa mudança foi acertada com a autora da matéria, a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC).

O projeto, que busca fornecer dados para embasar políticas públicas voltadas às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) no mês passado, sob relatoria da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP).

O TEA resulta de uma desordem no desenvolvimento cerebral. Engloba o autismo e a Síndrome de Asperger, além de outros transtornos, e acarreta modificações na capacidade de comunicação, na interação social e no comportamento. Estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo tenham autismo, sendo 2 milhões delas no Brasil. Porém, até hoje nenhum levantamento oficial foi feito no país para identificar essa população.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
19h11 Violência doméstica: Senado aprova o PL 2.510/2020, que obriga moradores e síndicos de condomínios a informarem casos de violência doméstica às autoridades competentes. Texto vai à análise da Câmara dos Deputados.
18h38 Prioridade à mulher: Vai à sanção o PL 2.508/2020, que prioriza a mulher como provedora para receber o auxílio emergencial destinado a família monoparental. Pelo texto, o recurso só vai para o pai quando comprovada a guarda unilateral do dependente.
17h30 Proteção aos bancos: Senado aprova PLV 21/2020, decorrente da MP 930/2020, que protege os bancos com investimento no exterior da perdas por variação cambial. O texto segue para sanção presidencial.
Ver todas ›