Alvaro quer que IFI realize estudo sobre dívida bruta do governo

Da Rádio Senado | 07/05/2019, 17h15

O senador Alvaro Dias (Pode-PR) apresentou nesta terça-feira (7), em Plenário, um requerimento ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre, para que a Instituição Fiscal Independente (IFI) realize estudos sobre a dívida bruta do governo, seu custo, evolução e administração. A IFI foi criada pela Resolução do Senado nº 42/2016 com o objetivo de acompanhar o desempenho fiscal e orçamentário do país.

Alvaro destacou que o custo médio anual da dívida bruta brasileira está entre os maiores do mundo, no patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB). Ele comparou esse custo com o de outros países, como o da China e do Chile, que gastam anualmente com o pagamento de juros, em média, 0,9% de seus respectivos PIBs.

— A situação fiscal e financeira em que o Brasil se encontra hoje demonstra que as orientações econômicas seguidas nas últimas décadas não produziram os resultados almejados pela população. Precisamos, com urgência e eficiência, fazer as mudanças que o Brasil precisa para melhorar a capacidade de investimentos dos estados e produzir empregos para a nossa população — observou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
10h38 Comissão de Constituição e Justiça: O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito por aclamação presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para o período 2021-2023. O vice será o senador Antonio Anastasia (PSD-MG).
10h27 Comissão de Agricultura: Por aclamação, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) foi eleito presidente da Comissão de Agricultura para o período 2021-2023.
09h46 Comissão de Meio Ambiente: Por aclamação, o senador Jaques Wagner (PT-BA) foi eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) para o biênio 2021-2023. O senador Confúcio Moura (MDB-RO) foi eleito vice-presidente.
Ver todas ›